quarta-feira, 21 de março de 2007
Onde estão os donos de agências?
Sempre me angustiou a idéia de que para promovermos encontros e discussões da ARP que envolvam donos de agência e estudantes, seremos sempre um fracasso! O primeiro público -donos de agências - são as pessoas mais difíceis de que se tem notícia para reunir. Quando o mercado vai bem, a última coisa que os donos de agência querem é se reunir com outros donos de agências. Afinal isso seria pura perda de tempo, já que a minha agência vai bem obrigado, o resto que se dane. Quando o mercado vai mal, aí é que não se reúne ninguém mesmo. Mas pelo motivo contrário: porque eu iria ao encontro dos meus concorrentes numa hora difícil dessa? Então, na verdade, temos muito poucos motivos para nos reunir. Muito poucos motivos para discutir e pouquíssimo espaço para buscar saídas conjuntas. Lutamos cada um a seu modo e esperamos que alguma coisa mágica aconteça que nos devolva às decadas passadas, os clientes fáceis, as grandes verbas e o prestígio que todos tinham. Enquanto os donos de agência só conseguirem olhar para o hall bonito de suas agências e para o seu próprio umbigo, podem esperar pelo pior no edital que está para sair. (Este poste é de autoria de Arthur Bender, vice-presidente da ARP e diretor-superintendente da Martins+Andrade).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Não dá para generalizar, afinal os donos de agência não gaúchos estão cansados de trocar experiências entre si.
Um dia destes, alguém sugeriu um psicólogo para tratar da auto-estima dos gaúchos. Alguém conhece o terapeuta dos baianos??
Acho que ninguém mais nutre ilusões de que voltarão estes míticos tempos de muitos clientes e fartas verbas. A minha experiência já longuinha (amanhã completo 14 anos de empresariado!) é de um mercado em autodeclarada crise permanente. Ganhar dinheiro em comunicação é para cada vez menos empresas. Enfim, para reunir estes heróicos sobreviventes, só com pauta definida - e de preferência bem relevante. Quer dizer: uma das razões pra gente não se reunir é que A GENTE TEM QUE BATALHAR OS PILAS 24X7.
Realmente é complicado. Mesmo quando é uma atividade que pode acrescentar, o pensamento generalizado do gaúcho é "Quem é esse cara para me ensinar alguma coisa?"
Entretanto, acho que aprofundar o tipo de atividade de formação é o único jeito de cirar espírito de time.
Penso que para as pequenas agências como a minha que sobrevivem no interior com verbas mínimas que costumam gerar comissões fartas na ordem de R$ 50,00 R$ 250,00 (bá) seria ótimo poder trocar idéias com outros donos de agência, ninguem vive sozinho. Claro que todos nós simples mortais temos que trabalhar duro pra poder ter alguma coisa. mas pensem: tirar um tempo pra falar de assuntos tão importantes como nossas empresas (que geram empregos, mantêm nossas famílias, etc.)é uma forma de achar uma saída "criativa"(sim nós somos criativos)para que nossas empresas continuem vivas.
Postar um comentário